Ao realizar-se uma campanha de marketing online bem estruturada, o mais certo é o seu site estar prestes a receber muitas visitas – espera-se!
Assim, é muito importante prepará-lo para não falhar e cumprir o seu objetivo: vender.
1. Comece por testar a operacionalidade do seu site o mais cedo possível. O objetivo é garantir que o seu site está preparado para lidar com picos de tráfego, e grandes quantidades de tráfego.
2. Revise a qualidade do conteúdo do site sem demoras. Tenha especial atenção a coisas como erros ortográficos, links que não funcionam ou dirigem o visitante para uma página que não existe.
Lembre-se, o seu site é o seu estabelecimento comercial.
3. Assegure-se de que todas as imagens do seu site carregam bem e rapidamente. Está provado que uma espera de 3 a 4 segundas é suficiente para desinteressar um visitante, fazendo-o passar para a alternativa seguinte. Quanto mais depressa as imagens e as páginas carregarem, melhor.
4. Analise o desempenho do seu fornecedor de internet e compare-o com a concorrência. Isto pode ser feito com muita facilidade.
Basta procurar um site da mesma área de negócio do seu, na mesma localização geográfica, mas que utilize outro fornecedor de internet.
Teste-o e compare os resultados com o seu próprio site.
5. Considere usar a sua plataforma online para fazer venda cruzada. A venda cruzada permite maximizar as oportunidades de venda ao longo de todo o site.
Os produtos para venda podem não ser necessariamente seus, a única coisa que faz é redirecionar os seus visitantes para outros sites e, eventualmente, ganhar comissões com isso.
O mesmo é válido se este tráfego vier de outros sites, cabendo-lhe a si pagar comissões.
Mas as possibilidades são ilimitadas.
6. Torne o seu site o mais amigável possível para os seus visitantes e potenciais clientes. Quando disponibiliza um contato telefónico ou outra forma de assistência que permite que os seus clientes e potenciais clientes o contatem, na verdade está a fazer com que eles sintam maior confiança e, como tal, mais disponíveis para comprar.
7. Confirme que a parte administrativa e de gestão está totalmente operacional. Quando um site não está preparado ou habituado a receber grandes quantidades de tráfego, e isso acontece, é quando são revelados pequenos problemas operacionais que irão diminuir a credibilidade do seu site ou negócio.
Esses pequenos problemas podem ser coisas como expedir produtos ou quantidades incorretas, cobrar preços errados, e outros similares.
Vender na internet com sucesso implica vários fatores, porém, se o processo de venda e a disponibilidade do seu site de comércio eletrónico forem fracos ou inexistentes isso não irá acontecer.