Casa / Publicidade / Conselhos úteis para quem pensa criar uma loja online

Conselhos úteis para quem pensa criar uma loja online

Enquanto a economia vai sofrendo altos e baixos, cada vez mais pessoas pensam em criar o seu próprio negócio, e que melhor maneira de fazer isso do que criar uma loja online?

Mas criar uma loja online obriga a pensar em algumas coisas que podem passar despercebidas a quem está a lançar-se no mundo do comércio online.

 

Número e quantidade de produtos

É essencial ter presente o número e a quantidade de produtos que planeia vir a oferecer.
Por isso, dever fazer a preparação do catálogo.
Pense se terá promoções, descontos ou ofertas nesses mesmos produtos, se quer uma ferramenta para gerir o stock, se quer apresentar a disponibilidade online aos seus potenciais clientes, e por aí fora.

Meios e redes sociais

A sua loja online só terá a ganhar com a sua apresentação nos meios e redes sociais.
Esta fase é ideal para definir se quer uma loja no Facebook, por exemplo, ou se quer apenas um botão para o Twitter que permita a sua integração e ligação à rede social.
Já agora pense em sites do género do eBay ou do Amazon; quem sabe, talvez queira aproveitar esse mercado e matar dois coelhos de uma cajadada só.

Meios de pagamento

Uma loja não é loja se não tiver caixa para receber os pagamentos dos produtos vendidos.
Na Internet há uma série de opções que não existem normalmente no dia-a-dia.
É o caso das carteiras eletrónicas (e – wallet).
PayPal ou Moneybookers (atualmente Skrill) são duas das principais e mais credíveis e – wallets no mercado, mas há mais. Pense nas taxas associadas às transações com cartão de crédito antes de considerar esta opção. Se vender um produto com um valor baixo, tais taxas podem encarecer demasiado o produto e afugentar o cliente.

Tratamento das encomendas

Há muitos aspetos a ter em consideração nesta área.

A empresa ou empresas que irão assegurar o envio, de que modo será feito o envio, há soluções alternativas para lidar com exceções? Há um montante mínimo para o envio, quais serão os métodos de entrega, vai oferecer algum tipo de suporte, e em caso afirmativo, como vai querer fazer isso…

Plataforma de gestão de clientes

A existência de uma área de clientes, e respetiva plataforma de gestão, é algo que deve levar em consideração. Pergunte-se se quer garantir a máxima proteção e segurança dos seus futuros clientes, se quer relatórios e extrair dados estatísticos e financeiros.
Se a resposta for sim, então não abdique de uma boa plataforma, que pode ser simples e ainda assim económica.

Se não se sente confiante ou não tiver tempo para dedicar-se à “montagem” da sua loja online, saiba desde já que há empresas portuguesas a vender serviços e produtos que permitem criar uma loja online de acordo com todos os requisitos essenciais e personalizá-la de acordo com as características próprias da sua ideia/produto.
É o caso, por exemplo, da Amen.pt, da WebLuso ou da PTWS. Boa sorte com a sua loja online!

Além disso, verifique

fazer dinheiro internet

Internet – Como fazer dinheiro na grande plataforma virtual

O século XX viu nascer a Internet e testemunhou a sua chegada a lares de …

Distribuído por Amen Portugal
© Direitos Autorais 2024, Todos Os Direitos Reservados