Casa / Hosting / O que considerar na contratação de um serviço de alojamento web

O que considerar na contratação de um serviço de alojamento web

alojamento webO alojamento web, ou hosting, faz parte da realidade de qualquer pessoa com um negócio ou atividade estabelecida online. Mas e quem não tem e planeia fazê-lo no futuro próximo?

As boas novas são: o alojamento web não é uma matéria especialmente complicada e atualmente muitos provedores de hosting disponibilizam ferramentas integradas para que até as pessoas mais inexperientes possam criar, acompanhar e manter o seu site ou sites; ferramentas como o cPanel, amplamente difundidas nesta indústria, são intuitivas e muito fáceis de usar.
Porém, a verdade é que quem se está a lançar na Internet para promover, rentabilizar ou dar visibilidade a uma ideia, precisa ter em consideração alguns pontos importantes antes de contratar um serviço de alojamento web de forma a maximizar as vantagens e minimizar eventuais problemas.

Alojamento web partilhado ou alojamento dedicado

O alojamento partilhado, em termos de custos, é normalmente mais acessível que o alojamento dedicado.
Se por um lado, algumas empresas de alojamento oferecem nomes de domínio gratuitos, espaço e largura de banda ilimitados, a prática comum dita o contrário.
Basicamente, a intenção é limitar o número de sites alojados e garantir um uptime (tempo de atividade) otimizado dos servidores. Só assim, os sites alojados em hostings partilhados poderão correr sem interrupções, a velocidades verdadeiramente impressionantes, gerindo sem dificuldades um número elevado de utilizadores.
Mas não se esqueça, independentemente das promessas, haverá sempre limitações, mais que não sejam as físicas da conexão e servidor do próprio hosting.

Web hosting ou cloud hosting

O alojamento na nuvem, ou cloud hosting, é um conceito mais recente, tratando-se na realidade de uma infraestrutura privada e extremamente segura contra ataques externos (hackers) e internos (perda/corrupção de dados).
Normalmente inclui nas suas tarefas periódicas de manutenção a realização de backups (cópias de segurança) e vantagens como plataformas de crowdsourcing que permitem gerir quantidades superiores de dados de acordo com a verdadeira usabilidade do site, reduzindo custos e usufruindo, simultaneamente, de apoio técnico especializado.
Por isso, tem vindo a conquistar a preferência de muitas empresas online.

Assim, se pensa contratar uma empresa de alojamento web, analise o seu orçamento, as suas necessidades de usabilidade, verifique os que outras pessoas têm a dizer sobre a sua rapidez de navegação, uptime, ausência de erros, suporte técnico e, se tiver dúvidas, fuja de planos e pacotes que impliquem um contrato de longa duração.

Além disso, verifique

Vulnerabilidades Open Source

Existe varias formas de um site feito em Open Source ser hackeado, poderá ser através …