Casa / Hosting / Os principais tipos de alojamento web

Os principais tipos de alojamento web

Tipos alojamento webQualquer blogue ou site, para ser acedido, encontrado, visto ou visitado é necessário que tenha uma residência a que podemos chamar de terreno virtual, um espaço próprio e único.

Estes terrenos virtuais dão pelo nome de alojamento web, ou hosting, e podemos dividi-los em três grandes grupos.


Alojamento Partilhado
– Este tipo de alojamento web significa muito simplesmente que um determinado blogue ou site partilha o mesmo servidor com outros.
Dependendo da capacidade do servidor, e da popularidade da empresa fornecedora do serviço, é possível alojar centenas a milhares de sites ou blogues.
Imagine viver numa moradia geminada ou num condomínio fechado alugado.

– Pontos Positivos – Normalmente é a empresa de alojamento que faz a manutenção e a operação do servidor, que fornece a conectividade necessária e gere todos os aspetos administrativos, e por isso é perfeito e indicado para quem não tem um grande conhecimento técnico.
O preço deste tipo de alojamento é também significativamente mais baixo quando comparado com os outros.

Alojamento Dedicado – Como o nome indica, neste tipo de alojamento, um blogue ou site terá um servidor totalmente dedicado e pode ser comparado a alugar uma moradia unifamiliar.

– Pontos Positivos – Porque o servidor não é partilhado, a grande vantagem é que se pode esperar uma boa velocidade de carregamento das páginas e, consequentemente, irá permitir um tráfego muito superior, gerindo muito bem eventuais picos que ocorrem, por exemplo, durante a realização de campanhas promocionais.
O seu custo é normalmente mais elevado que o alojamento partilhado.

Alojamento Privado ou VPS – Este tipo de alojamento é um pouco mais técnico e só é possível graças a uma tecnologia recente que dá pelo nome de tecnologia de particionamento.
Em termos práticos existe um servidor físico com vários servidores virtuais que se comportam como servidores dedicados, com espaço próprio.

– Pontos Positivos – A escolha ideal para quem tem conhecimentos técnicos consolidados, uma vez que permite realizar, por exemplo, a configuração ou a reinicializado do servidor, alojar vários sites ou blogues, ou proceder à instalação de software.
Quando comparado ao alojamento partilhado “normal”, o alojamento VPS permite eliminar, quase na totalidade, as desvantagens daquele.
Também é uma excelente opção para páginas web que recebem uma grande quantidade de tráfego.

Embora qualquer um destes três tipos de hosting tenha pontos positives, a verdade é que nem tudo são rosas.
Mas isso é outra história que iremos certamente abordar num próximo artigo.

Além disso, verifique

Vulnerabilidades Open Source

Existe varias formas de um site feito em Open Source ser hackeado, poderá ser através …

Distribuído por Amen Portugal
© Direitos Autorais 2022, Todos Os Direitos Reservados