Casa / Hosting / Dicas sobre como transferir um site para um hosting diferente

Dicas sobre como transferir um site para um hosting diferente

transferir um siteTransferir um site para um hosting diferente não tem que ser um processo doloroso.
Estar insatisfeito com um fornecedor de serviços de alojamento web não tem que ser um estado permanente!

Atualmente regista-se um número elevado de proprietários de sites que mantêm um determinado plano de hosting, numa determinada empresa de hosting, por receio e desconhecimento do processo necessário para realizar a transferência do site.
Mas há soluções para resolver aquele que é um dos principais motivos de frustração de muitos proprietários de sites!
Vejamos quais são elas e como migrar a sua página web com a máxima segurança e rapidez.

  • Primeiro: Como vai ter de migrar todo o conteúdo do seu site para um outro servidor, a primeira coisa a fazer será criar uma cópia de segurança (backup), de tudo.
    Caso ocorra algum percalço, será inadmissível e muito dispendioso perder aquele que é o seu negócio virtual, já para não mencionar o período de inatividade daí decorrente.
  • Segundo: Escolher o novo plano e/ou nova empresa de hosting é o seguinte passo a dar.
    Leve o tempo necessário para tomar a decisão certa, isto é, encontrar o que realmente satisfaz as suas necessidades e as do seu negócio.
  • Terceiro: Contacte a empresa que lhe fornece atualmente os serviços de alojamento web, e certifique-se que não incorre em nenhuma quebra contratual.
    Dependendo dos casos, pode ser que tenha que esperar algum tempo para cancelar ou não renovar o seu contrato, ou pode ser que não haja problema em cancelar o contrato atual.
    Assim que estiver “livre”, entre em contacto com a nova empresa que selecionou e celebre o novo contrato. Quando isso acontecer, uma conta será criada.
    Será essa conta que utilizará para gerir o seu site e todos os aspectos mais técnicos.
  • Quarto: A nova empresa fornecedora de hosting, como muitas no mercado, pode oferecer-se para migrar o seu site.
    Neste caso irá pedir-lhe determinado dados e informações, normalmente o nome de domínio do seu site, além dos dados pessoais comuns para celebrar um contrato de prestação de serviços.
    Se por acaso a empresa não oferecer o serviço de transferência, o mais certo é dar-lhe os passos necessários para poder fazê-lo por si mesmo.
  • Quinto: Dependendo de quem realiza o processo, chegou o momento de fazer o upload do seu site para o novo hosting.
    Para isso vai precisar de um programa de gestão de FTP.
    Existem vários programas deste tipo no mercado que são absolutamente gratuitos, como é o caso do Filezilla, e que podem ser descarregados para o seu PC com toda a segurança.
    Também pode dar-se o caso de que a sua conta possui um painel de controlo com uma opção de FTP integrada, e isso irá evitar que tenha que se preocupar com mais este detalhe.

Resumindo, transferir um site para um novo hosting não é nenhum bicho-de-sete-cabeças, e as empresas mais sérias no mercado oferecem todo o suporte necessário para fazer uma migração suave, e sem períodos de inatividade!
Se está insatisfeito com o seu serviço atual, mude assim que puder.

Além disso, verifique

Vulnerabilidades Open Source

Existe varias formas de um site feito em Open Source ser hackeado, poderá ser através …

Distribuído por Amen Portugal
© Direitos Autorais 2022, Todos Os Direitos Reservados