Nas lides virtuais, há poucas coisas tão frustrantes como registar um nome de domínio e, meia dúzia de segundos depois, arrepender-se e ser tarde demais.
Esta situação não é tão invulgar quanto pode parecer à primeira vista.
Na maior parte das vezes, escolher o nome de um estabelecimento, de um negócio, de um animal de estimação e até mesmo de um filho não é uma tarefa simples.
Como tal, torna-se ainda mais aborrecido quando se perde um monte de tempo para escolher o nome de domínio e concluir, após o regista, que tomou uma decisão desastrosa.
Então mas quais são mesmo os erros mais catastróficos, e também os mais comuns quando se seleciona um nome de domínio?
- Nomes longos, nomes inventados ou com hífenes são para esquecer.
- Excelentes nomes de domínio incluem adjetivos sonantes, nomes curtos, ou também nomes genéricos.
- Nomes de domínio com números podem fazer sentido se forem representativos da empresa, ideia, serviço ou produto a comercializar. Caso contrário não devem ser usados.
- Evite sufixos menos conhecidos e opte, sempre que possível, por nomes de domínio .com; .net ou .org., especialmente se desejar alargar o seu mercado e chegar a pessoas de todos os países considere qualquer uma destas alternativas em vez de um sufixo português como .pt
- Por outro lado, se o site que quer lançar se dirige para o mercado de Lisboa, porque não pensar em um nome de domínio que inclua a palavra Lisboa?
- Fuja de nomes que mal podem ser considerados palavras, e que são complicados de escrever bem à primeira.
Se os internautas não sabem como escrever o nome do seu domínio sem erros, como irão então chegar facilmente ao site? - Atenção às palavras que podem ser escritas de forma diferente em Portugal e no Brasil, por exemplo, “projeto” vs. “projecto”.
Uma curiosidade: agora são aceites, em Portugal, nomes de domínio de acordo com o Novo Acordo Ortográfico, desde que registados conforme a antiga grafia.
Em suma, um nome de domínio deve ser estudado, pesado e analisado antes de pensar em passar para a fase do registo.
Deve ser questionada a sua eficácia, bem com a sua eficiência em termos de atratividade para os principais motores de busca.
Apesar de os motores de busca estarem cada vez mais interessados nos conteúdos e não tanto no nome do domínio, ainda assim, não se deve descurar a importância de escolher um bom nome de domínio.