Casa / Nomi no domínio / Os novos nomes de domínio e as suas extensões chegaram para ficar

Os novos nomes de domínio e as suas extensões chegaram para ficar

extensões de domíniosEm 2011, começou a ser anunciada aquela que pode muito bem ser considerada a grande revolução online dos últimos 40 anos: a chegada dos novos TLD (Top Level Domain) ou extensões de domínios.
Essa previsão acabou por se tornar realidade, quando em 2012, mais concretamente entre janeiro e abril, a ICANN aceitou os primeiros pedidos para registar os novos TLDs.

A Internet Corporation for Assigned Names and Numbers, ou ICANN, é simplesmente a entidade internacional responsável pela atribuição e regulação dos nomes e números necessários para identificar qualquer site ou página web. As pessoas que navegam atualmente na Internet sabem que as extensões terminam, por exemplo, em algo como .net.biz, .com, .pt.
Porém, os novos TLDs vêm mudar tudo isso.
Doravante será possível encontrar sites que terminam numa extensão personalizada, que identifica e permite encontrar bem rápido o negócio ou empresa.

Quem é a favor do desenvolvimento defende estes novos domínios, porém, são muitos os pontos negativos que não têm contribuído para a sua popularidade.
Por um lado são bastante caros para o bolso do indivíduo comum.
Não é de estranhar, portanto, que no Brasil, nomes como a Globo ou o Banco Bradesco tenham sido alguns dos negócios que se precipitaram primeiramente nesta corrida, e que se dispuseram a pagar valores exorbitantes para assegurar um novo domínio customizado.
Quando falamos em exorbitante, falamos na ordem das duas centenas de milhares de dólares.
É importante notar que qualquer pedido de um TLD está sujeito a uma pré-aprovação e o processo pode não ser tão rápido como seria ideal.

Por outro lado, tem-se registado uma série de incompatibilidades entre os novos TLDs e certos aplicativos, e até mesmo sites.
Como estes não seguiram essa evolução e desenvolvimento, as necessárias atualizações não aconteceram e acabam sendo rejeitados sem demora.
Isso é muito desagradável e frustrante, saindo ainda mais dispendioso, pois irá precisar da intervenção de programadores profissionais para efetuar todas as correções, já para não falar do tempo de inatividade como consequência desse trabalho.

Para apagar o fogo e auxiliar na resolução destes e outros problemas, a ICANN apresenta algumas ferramentas úteis que podem ser descarregadas diretamente do seu site oficial.
A principal ajuda é um código disponível nas principais linguagens de programação, como Python, C# ou Java.
Esse código será integrado e atualizado em qualquer programa, ação essa que só necessita de ser feita uma única vez (quando realizada corretamente).

A verdade, é que em termos práticos, a maioria das pessoas continua a digitar nos motores de busca o nome da empresa ou negócio que está à procura, simplesmente porque não tem muita vontade, nem desejo, de se preocupar com esses aspetos mais técnicos, como URLs ou nomes e extensões de domínio.
Embora haja também quem afirme que todas estas mudanças vão colocar em causa a própria estabilidade de toda a Internet, a verdade é que apenas o futuro o dirá!

Além disso, verifique

Sector Automóvel

A indústria automóvel está em constante desenvolvimento. Desde dos carros antigos, passando pela produção em …

Distribuído por Amen Portugal
© Direitos Autorais 2022, Todos Os Direitos Reservados