Casa / Nomi no domínio / A importância da segurança no mundo dos nomes de domínio

A importância da segurança no mundo dos nomes de domínio

nomes de domínioUma das maiores preocupações de quem navega na internet é naturalmente a questão da segurança.
No caso de um negócio online ou página web essa preocupação torna-se ainda maior, uma vez que as responsabilidades são acrescidas e os prejuízos potenciais podem ser elevados.
A verdade é que há razão para isso, e a principal é o desconhecimento!

O roubo e o abuso de um nome de domínio que se encontra já registado e na posse de um proprietário pode acontecer mesmo.
Apesar de ser um aspecto muito ignorado e ao qual se dá geralmente pouca importância, existem medidas que podem ser tomadas a fim de evitar a sua ocorrência.

Quando se fala em roubo ou abuso de nomes de domínio, as pessoas pensam imediatamente em spyware, spam ou outras práticas claramente incómodas, mas relativamente inofensivas, no entanto, os casos mais extremos são preocupantes e o seu impacto pode ser muitíssimo grave.

Um caso ocorrido há alguns atrás, em 2005, começou com um dia normal de um site de comércio eletrónico, até ao momento em que o mesmo deixou de registar a atividade normal, nomeadamente o tráfego das visitas e as transações efetuadas.
Conclusão: o nome de domínio havia sido transferido para um outro serviço de alojamento, o DNS substituído e todo o conteúdo do site, base de dados de clientes, e muito mais, encontrava-se na posse de alguém que se apropriara do contacto do administrador do site.

Este tipo de incidente, de acordo com a ICANN, deve-se essencialmente a falhas no processo de registo, na não conformidade em seguir as disposições da política de transferência e na fraca administração de alguns fornecedores de serviços de alojamentos. Mas não só!

A responsabilidade pela segurança diz respeito a todos os envolvidos no processo, incluído os próprios titulares do nome de domínio.
Afinal de contas, um nome de domínio é um bem valioso e todas as medidas necessárias para evitar ou minimizar ao máximo devem ser tomadas.

Algumas medidas a tomar

  • Criar um plano de avaliação de risco e um plano de resposta e/ou emergência onde deverá incluir-se, por exemplo, a restauração imediata ou o mais rápida possível do DNS e do seu nome de domínio, com as necessárias configurações.
  • Qualquer proprietário terá a ganhar se mantiver as suas informações de contacto atualizadas para serem usadas, por exemplo, quando há a necessidade ou estiver a decorrer um processo de transferência inesperado ou não autorizado.
  • Usar do máximo sigilo no que respeita às informações da conta faz parte do senso comum, porém, continua a não ser uma prática comum. Isto não quer dizer que só o proprietário do nome de domínio terá que saber essas informações.
    Quer dizer sim que, também o ou os responsáveis diretos pela administração do site têm acesso a elas.
  • Usar o chamado Registrar-Lock é uma ótima medida para adicionar segurança.
    Esta função impede que seja feita qualquer alteração da configuração do DNS ou das informações de registo do nome de domínio sem a inserção do nome do seu titular.

Há muitas outras medidas podem ser postas em ação para precaver situações abusivas e danosas, e trazer tranquilidade para qualquer organização, privada ou pública.
Por isso não se esqueça, a segurança deve vir em primeiro lugar e é uma responsabilidade de todos nós!

Além disso, verifique

Sector Automóvel

A indústria automóvel está em constante desenvolvimento. Desde dos carros antigos, passando pela produção em …

Distribuído por Amen Portugal
© Direitos Autorais 2022, Todos Os Direitos Reservados