A indústria automóvel está em constante desenvolvimento. Desde dos carros antigos, passando pela produção em massa, até mais recentemente, a inclusão no mercado, de pequenos fabricantes, entre eles, as empresas tecnológicas.
A evolução atual foi impulsionada por fatores de carácter qualitativos e não quantitativos, como da utilidade, diferenciação de marca, e tecnologia.
O Marketing tem de acompanhar as alterações no sector, através da agilidade no desenvolvimento de novas soluções para o mercado de consumo, como da criação de novos meios que complementem a oferta do sector.
Para os construtores, tornou-se indispensável o registo e proteção de variadas marcas e modelos, por forma a se protegerem da própria concorrência no interior da Indústria Automóvel.
O mundo digital teve de acompanhar esta constante evolução. Assim, a entre 9 de Dezembro de 2015 e 12 de Janeiro de 2016, foram disponibilizados novos domínios, Auto, .Car, .Cars, aos detentores de marcas registadas no Trademark Clearing House (Organismo regulado pelo ICAAN que rege o relacionamento entre os detentores das marcas registadas e o registo de domínios nas novas extensões).
Após este período inicial, estes domínios passaram à disponibilidade geral no mercado.
Com isto, verificámos o alargamento do leque de possibilidades no Marketing Digital, através da personalização de campanhas, marcas ou modelos, e produtos associados ao sector automóvel, como por exemplo, as próprias marcas em si, seguro auto, fornecedores de produtos de crédito automóvel, peças, componentes, entre outras.
A criação de “Catch Phrases”, publicitadas no mercado, tornam-se muito mais intuitivas com domínios, focados ao “Target” do mercado a que se direcionam.
Cada vez mais o mundo online se está a especializar, e a fugir das tendências generalistas do passado.
Um exemplo. Que pesquisa seria mais intuitiva de fazer online? seusand.com ou pt e a alternativa seustand.cars ?
Outros exemplo. Criação de uma campanha do sector dos seguros auto, seria mais óbvio para o consumidor um domínio seguros.com/auto, ou um domínio seguros. Auto?
Estes exemplos mostram a flexibilidade que poderá ser aplicada aos planos de Marketing dos vários sectores de atividade que circulam a volta deste bem tão apreciado, que é o Automóvel
O mundo automóvel está em constante mutação e o mundo online está preparado para estes novos desafios.
Social