Casa / Nomi no domínio / O que fazer para adquirir um TLD

O que fazer para adquirir um TLD

gtldsPara aquelas pessoas que vivem um pesadelo porque não conseguem comprar o seu nome de domínio de sonho no espaço virtual dedicado às extensões mais procuradas, como o .com, há boas notícias a caminho – Os novos TLD e as gTLD (top level domain ou extensão de domínio de nível superior).

Neste momento está a decorrer mais um processo de apresentação de candidaturas para reservar as novas extensões de domínio.
Como tal, são cada vez mais as empresas que trabalham direta ou indiretamente com a internet, e que de alguma forma se dedicam à comercialização do espaço virtual, as primeiras na corrida aos melhores TLD.

Principais vantagens dos TLD

Os TLD trazem grandes vantagens para a mesa, no entanto, duas destacam-se pelos seus benefícios imediatos: obter o domínio de sonho que há muito havia sido tomado, ou que é caríssimo adquirir, e alojar o site, blog, loja online, página numa extensão especial que agrega e identifica mais rapidamente empresas, personalidades, organizações, entre outros.

Objetivos dos novos TLD

Os objetivos são vários, sendo o mais óbvio a ampliação do espaço online ou a estratificação e agregação das páginas web, promovendo-se simultaneamente a concorrência.

Algumas preocupações com a chegada dos TLD

Uma das grandes preocupações com a implementação dos novos TLD diz respeito à própria estabilidade do mundo online, tal como o conhecemos.
Assim, não é de estranhar que desde que a ICANN tomou a decisão de ampliar o espaço online, até ao momento em que os mesmos passam a estar disponíveis para reserva, tenham passado 13 anos.

Quem está apto a requerer um novo TLD ou uma nova gTLD?

Por enquanto, para o requerimento de uma nova extensão junto da ICANN (gTLD) é necessário ser-se uma organização. Porém, dentro em breve, será possível para um particular ou uma empresa obter e registar um nome de domínio num TLD do seu interesse ou agrado.
Espera-se que 2014 seja um ano de boas novas para todas as pessoas que desejam ter um espaço online personalizado e dedicado.

Para obter informações detalhadas em português sobre todo o processo, condições, requisitos, prazos de candidatura e muito mais, existem algumas empresas nacionais que se dedicam à manutenção, gestão ou alojamento de sites e que fornecem dados valiosos e muito úteis, como é o caso da Amen.pt.
Também não é de descartar a consulta da versão portuguesa do próprio site da ICANN.
Assim terá acesso às informações mais atualizadas e ao conteúdo que considera ser mais relevante.

Além disso, verifique

Sector Automóvel

A indústria automóvel está em constante desenvolvimento. Desde dos carros antigos, passando pela produção em …

Distribuído por Amen Portugal
© Direitos Autorais 2022, Todos Os Direitos Reservados