Casa / Publicidade / Sem / Quando a publicidade online se transforma em frustração para o utilizador

Quando a publicidade online se transforma em frustração para o utilizador

campanha publicitaria onlineA publicidade online ou campanha publicitária online é o canal de eleição para anunciar e publicitar serviços e produtos na Internet.
Mas à semelhança de outros media a verdade é que por vezes o seu efeito acaba por ser exatamente o oposto ao pretendido (promover e transmitir mensagens de marketing a potenciais compradores) e, em vez de maximizar e gerar rentabilidade, acaba por criar uma enorme frustração e desagrado nos internautas e utilizadores.
O que estudos e inquéritos realizados para apurar os verdadeiros sentimentos dos utilizadores quando confrontados com os vários formatos de publicidade online atualmente usados acabaram por revelar são, no mínimo, desconcertantes.
Já de seguida apresentamos alguns dos anúncios menos apreciados.

Anúncio com o botão fechar oculto

Como o nome indica, normalmente este tipo de anúncio surge numa área central da página e não exibe claramente a cruz ou a palavra fechar.
O utilizador menos conhecedor sente-se atado de pés e mãos e forçado a assistir até ao fim, ou a fechar a página, para acabar com o martírio.
Por outro lado, os mais experientes sabem que, apesar de oculta qualquer indicação para fechar o anúncio, podem clicar normalmente no seu canto superior direito para resolver a questão de imediato.

Anúncio semelhante a conteúdo

Sem dúvida um dos formatos que mais afeta a credibilidade do site onde se encontram pois iludem o visitante, levando-o a pensar que está a clicar em conteúdo que lhe é relevante e importante quando na realidade o redireciona para outro site ou página meramente publicitária e promocional.

Anúncio em movimento

Este formato de anúncio interrompe a navegação para invadir, de forma abusiva, o espaço do utilizador, pelo menos é o que a maioria dos internautas sente em relação a ele.
A sua movimentação dificulta a ação de fechar o anúncio, fazendo com que aqueles percam tempo e, consequentemente, o interesse em continuar a navegar.
Normalmente trata-se de uma animação, que ainda se torna mais incomodativa quando é o único elemento na página com movimento.

Anúncio que se expande e ocupa grande parte da página

Outro anúncio interruptivo é aquele que subitamente ocupa uma grande área da página web, quando não a totalidade, diminuindo drasticamente a probabilidade de fidelizar clientes e visitantes.
A principal razão para isto é obrigar o visitante do site a fechar o anúncio para poder aceder ao conteúdo que lhe interessa.

Enquanto a publicidade online não tem que ser um mal necessário, a verdade é que se pensa em criar um anúncio ou campanha PPC, por exemplo, deverá considerar qual o impacto para o utilizador final e encontrar o equilíbrio “eficiência-rentabilidade” ideal. 

Além disso, verifique

Prepare o seu site para uma campanha de MKT online super bem-sucedida

Ao realizar-se uma campanha de marketing online bem estruturada, o mais certo é o seu …