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Marketing digital – Um mercado em demanda

marketing digitalA febre da Internet só foi ultrapassada recentemente pelo fenómeno das redes sociais.
O Facebook e o Twitter são dois exemplos de plataformas online que lideram claramente o mercado a nível mundial.
Por exemplo, e só em Portugal, a primeira rede social soma quase 5 milhões de usuários.
Porém, se considerarmos os cerca de mil milhões espalhados por todo o globo, podemos concluir que o impacto e a visibilidade de uma boa estratégia de marketing digital posta em ação nestas plataformas pode dar frutos e um retorno inimaginável.

Realizar uma ação de marketing digital numa rede social relevante é uma faca de dois gumes.
Quando não atendida devidamente ou mal gerida, pode prejudicar seriamente ou mesmo acabar com uma marca fortemente implementada no mercado.
E, assim chegou a necessidade de encontrar uma equipa ou indivíduo que seja responsável pela gestão da marca.
Este recebe o nome de Community Manager.

Para quem está a considerar marcar presença no mundo online, os especialistas aconselham procurar uma pessoa que já pertença à empresa, que a conhece melhor do que alguém externo acabado de cair de paraquedas na posição.
Esse funcionário irá fazer uma comunicação da marca mais personalizada, partindo do princípio que a filosofia da empresa lhe está profundamente enraizada.

Depois de encontrado o Community Manager certo, há que definir métricas para serem aplicadas nas campanhas de marketing, na moderação da página na rede social de eleição e na medição do retorno efetivo.
Embora isto seja mais fácil de dizer do que fazer, a verdade é que existem certos indicadores quantificáveis que permitem avaliar com alguma rapidez os efeitos do seu marketing digital.

Primeiramente é bom que os clientes, visitantes ou seguidores se sintam identificados com a marca.
Para tal, iniciar diálogos, publicar conteúdo relevante e “engajante”, que estimule a participação e o envolvimento dos utilizadores, é essencial.

Em segundo lugar, mas não menos essencial, é indagar os utilizadores, visitantes e clientes sobre a sua experiência com a empresa, os seus produtos e o seu staff.
Escutar este feedback precioso é o primeiro passo para conhecer os pontos fortes e fracos do seu site ou empresa e, no caso dos pontos fracos, é o primeiro passo para trabalhar rapidamente na sua resolução e melhoria.
Este tipo de atitude irá fidelizar clientes existentes que irão publicitar gratuitamente e, de forma poderosa, os seus serviços.

Finalmente, meça a atividade, número de clientes efetivos e o número de vendas antes e depois da ação de marketing digital.
Certamente irá surpreender-se com o sucesso adquirido!

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